domingo, 29 de julho de 2007


Meu nome é Carlo Michel, ou Carluxo, como meus amigos me chamam, praticamente nasci no esporte. Sou portador de uma doença rara chamada Artrogripose, que me levou a enfrentar 51 cirurgias e anos de fisioterapia. Aos três anos de idade eu já praticava aulas de natação, acho ue está é a primeira a minha primeira memória de mim mesmo. Minha mãe, que é uma guerreira, dona Helaine Miranda, e de quem vcs ainda vão ler muito aqui, sempre diz: Carluxo aprendeu a nadar antes mesmo de andar.

Na minha vida sempre tem de ser assim, superar obstáculos com bastante força de vontade e determinação. Foi assim que minha família me ensinou, foi isso que sempre ouvi de minha mãe é isso que ensino a meus filhos e foi assim, aos poucos, que supero a cada obstáculo que aparece em minha frente.

Comecei a praticar tênis de mesa aos 14 anos. Aos 15, já fazia parte da seleção mineira infantil (Olímpica), aos 26, descobri o esporte paraolímpico e, desde então, faço parte da seleção brasileira e hoje sou destaque da equipe.


Em 2006, venci o campeonato Brasileiro Paraolímpico de tênis de mesa, fui vice-campeão Paraolímpico na categoria Open. Também fui medalha de bronze no Aberto da Argentina e fiquei em 4º lugar no aberto da Alemanha, que são algumas das principais competições internacionais paraolímpicas. Sou o número oito no ranking Mundial em minha categoria categoria e acumulo ainda os títulos de Campeão do Mundial da Paz, no Rio (2006) e o Tetra Campeão Paranamericano.

É engraçado, quando comecei a jogar, tive de enfrentar muitos preconceitos, muitos atletas se negavam a jogar comigo devido a minha deficiência. Hoje, é diferente. Todos querem bater uma bolinha comigo. Mas foi bom passar por essas dificuldades, pois os meus adversários acabaram moldando a minha personalidade esportiva. Com eles, aprendi que a minha força de vontade tem de ser maior do que qualquer obstáculo e que os sonhos podem sim se tornar reais.

Bem, é isso aí nos próximos dias vocês poderão acompanhar no panamericano.


Paz pra todos!

4 comentários:

Maria Cotinha disse...

VAMOS NESSA ENERGIA CARLUXO!!!
ESTAMOS TORCENDO AQUI POR VC!!!!
QUEREMOS VER A MEDALHA DE OURO EM VC!!!
BEIJO GRANDE DA SEMPRE AMIGA, MARIA

Unknown disse...

E aí cara, vc tá até mais bonito(não acostuma não), estaremos torcendo por vc, cunhadão, vc é pura luz, cara. boa sorte.
Sirleia e familia (Ataleia/MG)

Unknown disse...

E AI CARLUXO, NÓS AQUI DA ACADEMIA TM MINAS ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊ.
E ESPERAMOS QUE TRAGA A MEDALHA DE OURO. BOA SORTE PARCEIRO E UM ABRAÇO DO CARENATO.

Unknown disse...

E aí, cunhadão, estamos de olho na tela, esperando pra te ver brilhar ,pq além de vc ser um belo horizontino nato, agora és tbm é um ataleense adotado por nós.
bjs sirleia de ataleia